sexta-feira, 7 de junho de 2013

Noites de Inverno

E lá estava ele, as patas no assoalho fitando calmamente o líquido transparente que escorria dos olhos do dono. A noite de inverno era fria, porém mais terna do que o acolhimento da vida.
Roçava o focinho no colo do homem enquanto cedia as quatro patas ao cansaço e sentava-se. Permaneceu estático, sem saber ao certo o que acontecia, mas desejando estar ali o tempo que fosse necessário para receber um pouco de atenção.
Os minutos passavam-se e o cão cedeu de vez ao cansaço, deitou-se no chão, patas esticadas e ali permaneceu. O vento gélido açoitava vigorosamente a janela enquanto o homem ali sentado em sua poltrona enchia mais um copo de whiskey, a garrafa já passava da metade. O cão fitava seus gestos minuciosamente enquanto ainda demandava pela sua atenção, seus olhos tristes agora fitavam os do dono e pelos próximos instantes absorveu toda a mágoa afundada nas doses de whiskey.
Enquanto as horas atribuladas da madrugada passavam ao mesmo tempo em que paravam os ponteiros do relógio, a cena quase estática perdurou, enquanto a única mudança era o som do vento e o dançar das folhas das árvores negras em meio a inquietação noturna. O whiskey havia acabado antes do suplício das ideias tumultuadas, o que restava agora estava ali deitado no assoalho, os olhos inquietos carregados de ternura enquanto postava-se novamente sobre as quatro patas. Trocaram olhares por breves segundos, o homem acomodou-se em sua poltrona acolchoada e aliviado por alguns instantes acendeu o cachimbo que estava atirado sobre a mesa de centeio e ali ficou, tragando a fumaça. O cão não sabia o que se passava e resolveu permanecer ali, a comida na tigela intocada não lhe chamava atenção, nem o conforto de sua cama próximo à lareira, preferia padecer sob a frieza da noite de inverno fitando o olhar consternado de seu dono.


Andressa Liz

Um comentário:

  1. Consigo sentir a frieza entre os espaços, mas a temperatura das palavras está baixa demais até para alguém congelado. Lindo, porém triste.

    ResponderExcluir